Se você tem um Challenger/Charger 2015-2016 que possui o rádio Uconnect RA3/4 Harman mais antigo e deseja o rádio 4c Uconnect 8.4 Panasonic mais novo de 17+, que é muito mais responsivo, tem gráficos melhores e tem suporte total para Android auto/Apple Carplay, isso o ajudará. Quero dar crédito a uma postagem criada por Tyla, que fez uma postagem sobre o assunto e obtive algumas informações de:
Guia de Conversão Uconnect (15-16 Harman para 17+ Panasonic)
Para constar, realizei esta conversão em um Challenger Hellcat 2016 com transmissão automática. Passei horas pesquisando informações e postagens em vários sites sobre a possibilidade de fazer esta conversão e li vários tópicos onde algumas pessoas disseram que poderia ser feito e outras disseram que algumas opções seriam perdidas, etc., então hesitei em gastar o dinheiro. Originalmente, estava pensando em seguir a rota INFOTAINMENT, pois eles parecem ter o processo dominado e afirmaram que seus rádios são pré-programados para funcionar com nossos veículos. O problema para mim era que um rádio atualizado (8.4 com NAV) deles custa basicamente US$ 2400 e a realidade é que o rádio não é novo, mas uma unidade usada que é "recondicionada" por eles. Também duvido que eles realmente façam alguma programação real do rádio.
Então pensei em arriscar e comprar uma unidade usada no ebay ou de um veículo destruído e arriscar, mas as unidades usadas estão custando entre US$ 1100 - US$ 1400 e eu estaria arriscando a condição da unidade e da tela (problemas de deslaminação). Então, acabei encontrando a postagem de Tyla e, depois de obter algumas informações da postagem e fazer algumas pesquisas adicionais por conta própria, foi isso que decidi fazer e qual foi minha experiência. O resultado final é que tudo funciona.
Usando os números de peça da postagem que referenciei, comprei um rádio Panasonic 8.4 Uconnect novo com NAV (peça nº 68322340AM) online. Este número de peça através da Mopar mostra que a unidade é para um Chrysler 300 2019, Challenger 2019 e Charger 2019. Verifiquei alguns sites de peças Mopar online e a unidade foi listada entre US$ 1300 e US$ 1650, dependendo do site. Acabei comprando o meu em moparautopartsdirect.com, pois eles tinham o preço mais barato que consegui encontrar. Eles eram US$ 200+ dólares mais baratos do que alguns outros sites.
Então, comprei o novo hub USB (peça nº 68294075AA). Este é o hub USB que está na console central. Esta peça é necessária se você quiser usar o Android Auto/Apple Car play. Acabei comprando um novo no ebay porque o preço era mais barato do que nos sites de peças do revendedor/mopar.
Ambas as peças chegaram em poucos dias. A instalação é bem simples e instalei tudo em 30 minutos. Você só precisa remover a guarnição do painel/painel de instrumentos. Usei uma ferramenta de acabamento de plástico e levei meu tempo e a guarnição do painel/painel de instrumentos simplesmente sai dos clipes que a prendem. Depois de removido, há 4 parafusos que prendem o rádio no lugar. Remova os 4 parafusos e você pode puxar a unidade de rádio para fora do painel para poder acessar a parte traseira para remover os cabos/conectores. No novo rádio, a colocação de alguns dos cabos estava em um lugar diferente na parte traseira, mas os conectores são codificados por cores e também com chave, para que só possam entrar de uma maneira, para que você não possa estragar. O novo rádio tinha algumas conexões extras na parte traseira, provavelmente para diferentes veículos/opções. Não se preocupe com isso, apenas combine os conectores do seu veículo. Em seguida, substituí o hub USB na console central. O manual de reparo/concessionária dirá que a console central deve ser removida para substituir o hub. Isso não é verdade e economizará muito tempo se você fizer o que eu fiz. Simplesmente usei uma ferramenta de acabamento de plástico muito fina junto com uma pequena chave de fenda para empurrar os clipes na unidade antiga e puxá-la. Você pode ver como o hub é mantido olhando para o novo. O compartimento da console tem flexibilidade suficiente para permitir que você puxe o hub antigo. Desculpe, não tenho fotos ou vídeos para compartilhar sobre o processo, mas você pode encontrar vídeos de instruções na postagem que referenciei ou no youtube.
Não desconectei a bateria antes de substituir o rádio e o hub. Depois de instalados, liguei o carro. O Uconnect apareceu com um fundo azul. Alguns aplicativos demoraram um minuto para aparecer na tela. Esperei alguns minutos para que as coisas sincronizassem antes de testar qualquer coisa. Depois de alguns minutos, rolei pela tela do Uconnect. Eu tinha lido em outras postagens onde pessoas que substituíram o rádio tiveram algumas de suas opções, como aquecimento dos bancos, controle climático, etc., esmaecidas como se não estivessem sendo reconhecidas. Todas as minhas opções, como bancos aquecidos/ventilados, volante e controle climático, apareceram como deveriam e funcionaram junto com o rádio e o siriusxm. Uma coisa que notei foi que não vi um aplicativo/ícone SRT ou nada para páginas de desempenho. Rolei pelas configurações procurando algo sobre SRT ou páginas de desempenho e não havia nada. Também tentei meu botão SRT na console central e isso não estava funcionando. Outra coisa que notei no Uconnect foi que, quando entrei nas configurações de exibição e selecionei "tema", ele só mostrava opções para Chrysler. O rádio parecia estar em um produto Chrysler. Fiquei um pouco preocupado em não ter páginas de desempenho, modos de direção, etc., mas também me lembro de todas as histórias de pessoas desconectando a bateria e perdendo as páginas de desempenho e levando um tempo para que elas voltassem. Também observei que a pilha central no painel estava funcionando normalmente, o carro reconheceu a chave vermelha, etc., eu simplesmente não conseguia mudar os modos de direção. Uma coisa que notei foi que, quando desliguei o carro, a tela de apresentação SRT apareceu no Uconnect, então imaginei que as coisas estavam voltando aos poucos. Então decidi tentar desconectar a bateria. Deixei-a por cerca de 15 minutos e depois a reconectei e tentei tudo novamente. Tudo ainda era o mesmo de antes, sem botão SRT, sem páginas de desempenho, etc.
Eu tinha lido onde o Uconnect teria dito às pessoas para ciclar a ignição para "ON" 3 vezes, sem ligar o carro e na 3ª vez ligar o carro e fazer um curto passeio e que supostamente ajuda a restaurar as coisas. Tentei isso em vão, mas uma coisa que notei foi que verifiquei as opções de "tema" de exibição novamente e desta vez ele mostrou Dodge como as opções, então eu sabia que as coisas estavam voltando aos poucos. Algumas pessoas disseram que levou um dia para suas páginas de desempenho voltarem depois de perdê-las de uma desconexão da bateria, etc. Não sei por que levaria tanto tempo, pois não tem nada a ver com o rádio ter que baixar alguma coisa OTA, pois todo o software/programação já está na unidade, mas decidi deixar o carro parado durante a noite de qualquer maneira. Avançando para a manhã seguinte. Liguei o carro e, quando a tela do Uconnect ligou, notei que o botão de modos de direção agora estava presente. Assim que o Uconnect carregou, ele ainda tinha a "fonte" Chrysler. Entrei no tema de exibição e todas as opções de tema Dodge, 1,2,3,4,5,6 estavam presentes. Selecionei um dos temas Dodge e, em seguida, a fonte mudou e tudo apareceu como deveria. Além disso, o aplicativo/ícone SRT junto com as páginas de desempenho agora estavam disponíveis. O botão SRT na console central também funcionou como deveria. Verifiquei o modo SRT, as páginas de desempenho e tudo está presente e funcionou como deveria. As opções de páginas de desempenho mais recentes, como a opção de gráfico DYNO, também estavam presentes e funcionaram. Desnecessário dizer que tudo funciona como deveria - todos os aplicativos, modos SRT, páginas de desempenho, rádio via satélite, Android Auto, etc., tudo funciona como deveria e você nunca saberia que a unidade de rádio foi trocada, a menos que alguém lhe dissesse ou você soubesse que o carro era um modelo 2016.
Estou muito satisfeito com a atualização. Os gráficos Uconnect mais recentes são de alta definição e muito mais claros e o sistema é muito mais rápido e suave do que a unidade antiga. Por exemplo, quando seleciono as páginas de desempenho, elas carregam em 2 ou 3 segundos, em vez dos 15 a 20 segundos que levariam para carregá-las no rádio antigo. Sei que algumas pessoas afirmaram que você precisa ter o BCM atualizado se trocar os rádios. Não acho que seja o caso, pelo menos para os 2016. Li em alguns lugares que um modelo 2015 requer uma atualização do BCM e às vezes tem problemas com os bancos aquecidos que não funcionam. Não posso falar sobre isso, pois meu carro é um 2016. Pelo menos para quem tem um modelo 2016 que deseja fazer a atualização, eu digo para fazê-lo. Eu sugeriria não ir para INFOTAINMENT e pagar US$ 2400 por uma unidade usada que foi "renovada". A maneira como fiz a atualização foi super fácil e as peças eram novas. Meu conselho para quem faz a atualização é não entrar em pânico se as coisas não funcionarem imediatamente, como sem o modo SRT, etc. Apenas seja paciente. Por alguma razão, leva um tempo, e no meu caso, durante a noite, para que todos os módulos do carro "conversem" entre si e se sincronizem.
**Uma coisa a observar, se você tinha uma assinatura Uconnect ativa antes de fazer a troca, não sei se isso será afetado pela substituição do rádio, pois essa é a única coisa que não testei, pois não preciso da assinatura Uconnect. Meu siriusxm funciona bem e o rádio exibe o sinal 4g, então você pode não ter nenhum problema, mas eu queria ter certeza de que mencionei isso.
Guia de Conversão Uconnect (15-16 Harman para 17+ Panasonic)
Para constar, realizei esta conversão em um Challenger Hellcat 2016 com transmissão automática. Passei horas pesquisando informações e postagens em vários sites sobre a possibilidade de fazer esta conversão e li vários tópicos onde algumas pessoas disseram que poderia ser feito e outras disseram que algumas opções seriam perdidas, etc., então hesitei em gastar o dinheiro. Originalmente, estava pensando em seguir a rota INFOTAINMENT, pois eles parecem ter o processo dominado e afirmaram que seus rádios são pré-programados para funcionar com nossos veículos. O problema para mim era que um rádio atualizado (8.4 com NAV) deles custa basicamente US$ 2400 e a realidade é que o rádio não é novo, mas uma unidade usada que é "recondicionada" por eles. Também duvido que eles realmente façam alguma programação real do rádio.
Então pensei em arriscar e comprar uma unidade usada no ebay ou de um veículo destruído e arriscar, mas as unidades usadas estão custando entre US$ 1100 - US$ 1400 e eu estaria arriscando a condição da unidade e da tela (problemas de deslaminação). Então, acabei encontrando a postagem de Tyla e, depois de obter algumas informações da postagem e fazer algumas pesquisas adicionais por conta própria, foi isso que decidi fazer e qual foi minha experiência. O resultado final é que tudo funciona.
Usando os números de peça da postagem que referenciei, comprei um rádio Panasonic 8.4 Uconnect novo com NAV (peça nº 68322340AM) online. Este número de peça através da Mopar mostra que a unidade é para um Chrysler 300 2019, Challenger 2019 e Charger 2019. Verifiquei alguns sites de peças Mopar online e a unidade foi listada entre US$ 1300 e US$ 1650, dependendo do site. Acabei comprando o meu em moparautopartsdirect.com, pois eles tinham o preço mais barato que consegui encontrar. Eles eram US$ 200+ dólares mais baratos do que alguns outros sites.
Então, comprei o novo hub USB (peça nº 68294075AA). Este é o hub USB que está na console central. Esta peça é necessária se você quiser usar o Android Auto/Apple Car play. Acabei comprando um novo no ebay porque o preço era mais barato do que nos sites de peças do revendedor/mopar.
Ambas as peças chegaram em poucos dias. A instalação é bem simples e instalei tudo em 30 minutos. Você só precisa remover a guarnição do painel/painel de instrumentos. Usei uma ferramenta de acabamento de plástico e levei meu tempo e a guarnição do painel/painel de instrumentos simplesmente sai dos clipes que a prendem. Depois de removido, há 4 parafusos que prendem o rádio no lugar. Remova os 4 parafusos e você pode puxar a unidade de rádio para fora do painel para poder acessar a parte traseira para remover os cabos/conectores. No novo rádio, a colocação de alguns dos cabos estava em um lugar diferente na parte traseira, mas os conectores são codificados por cores e também com chave, para que só possam entrar de uma maneira, para que você não possa estragar. O novo rádio tinha algumas conexões extras na parte traseira, provavelmente para diferentes veículos/opções. Não se preocupe com isso, apenas combine os conectores do seu veículo. Em seguida, substituí o hub USB na console central. O manual de reparo/concessionária dirá que a console central deve ser removida para substituir o hub. Isso não é verdade e economizará muito tempo se você fizer o que eu fiz. Simplesmente usei uma ferramenta de acabamento de plástico muito fina junto com uma pequena chave de fenda para empurrar os clipes na unidade antiga e puxá-la. Você pode ver como o hub é mantido olhando para o novo. O compartimento da console tem flexibilidade suficiente para permitir que você puxe o hub antigo. Desculpe, não tenho fotos ou vídeos para compartilhar sobre o processo, mas você pode encontrar vídeos de instruções na postagem que referenciei ou no youtube.
Não desconectei a bateria antes de substituir o rádio e o hub. Depois de instalados, liguei o carro. O Uconnect apareceu com um fundo azul. Alguns aplicativos demoraram um minuto para aparecer na tela. Esperei alguns minutos para que as coisas sincronizassem antes de testar qualquer coisa. Depois de alguns minutos, rolei pela tela do Uconnect. Eu tinha lido em outras postagens onde pessoas que substituíram o rádio tiveram algumas de suas opções, como aquecimento dos bancos, controle climático, etc., esmaecidas como se não estivessem sendo reconhecidas. Todas as minhas opções, como bancos aquecidos/ventilados, volante e controle climático, apareceram como deveriam e funcionaram junto com o rádio e o siriusxm. Uma coisa que notei foi que não vi um aplicativo/ícone SRT ou nada para páginas de desempenho. Rolei pelas configurações procurando algo sobre SRT ou páginas de desempenho e não havia nada. Também tentei meu botão SRT na console central e isso não estava funcionando. Outra coisa que notei no Uconnect foi que, quando entrei nas configurações de exibição e selecionei "tema", ele só mostrava opções para Chrysler. O rádio parecia estar em um produto Chrysler. Fiquei um pouco preocupado em não ter páginas de desempenho, modos de direção, etc., mas também me lembro de todas as histórias de pessoas desconectando a bateria e perdendo as páginas de desempenho e levando um tempo para que elas voltassem. Também observei que a pilha central no painel estava funcionando normalmente, o carro reconheceu a chave vermelha, etc., eu simplesmente não conseguia mudar os modos de direção. Uma coisa que notei foi que, quando desliguei o carro, a tela de apresentação SRT apareceu no Uconnect, então imaginei que as coisas estavam voltando aos poucos. Então decidi tentar desconectar a bateria. Deixei-a por cerca de 15 minutos e depois a reconectei e tentei tudo novamente. Tudo ainda era o mesmo de antes, sem botão SRT, sem páginas de desempenho, etc.
Eu tinha lido onde o Uconnect teria dito às pessoas para ciclar a ignição para "ON" 3 vezes, sem ligar o carro e na 3ª vez ligar o carro e fazer um curto passeio e que supostamente ajuda a restaurar as coisas. Tentei isso em vão, mas uma coisa que notei foi que verifiquei as opções de "tema" de exibição novamente e desta vez ele mostrou Dodge como as opções, então eu sabia que as coisas estavam voltando aos poucos. Algumas pessoas disseram que levou um dia para suas páginas de desempenho voltarem depois de perdê-las de uma desconexão da bateria, etc. Não sei por que levaria tanto tempo, pois não tem nada a ver com o rádio ter que baixar alguma coisa OTA, pois todo o software/programação já está na unidade, mas decidi deixar o carro parado durante a noite de qualquer maneira. Avançando para a manhã seguinte. Liguei o carro e, quando a tela do Uconnect ligou, notei que o botão de modos de direção agora estava presente. Assim que o Uconnect carregou, ele ainda tinha a "fonte" Chrysler. Entrei no tema de exibição e todas as opções de tema Dodge, 1,2,3,4,5,6 estavam presentes. Selecionei um dos temas Dodge e, em seguida, a fonte mudou e tudo apareceu como deveria. Além disso, o aplicativo/ícone SRT junto com as páginas de desempenho agora estavam disponíveis. O botão SRT na console central também funcionou como deveria. Verifiquei o modo SRT, as páginas de desempenho e tudo está presente e funcionou como deveria. As opções de páginas de desempenho mais recentes, como a opção de gráfico DYNO, também estavam presentes e funcionaram. Desnecessário dizer que tudo funciona como deveria - todos os aplicativos, modos SRT, páginas de desempenho, rádio via satélite, Android Auto, etc., tudo funciona como deveria e você nunca saberia que a unidade de rádio foi trocada, a menos que alguém lhe dissesse ou você soubesse que o carro era um modelo 2016.
Estou muito satisfeito com a atualização. Os gráficos Uconnect mais recentes são de alta definição e muito mais claros e o sistema é muito mais rápido e suave do que a unidade antiga. Por exemplo, quando seleciono as páginas de desempenho, elas carregam em 2 ou 3 segundos, em vez dos 15 a 20 segundos que levariam para carregá-las no rádio antigo. Sei que algumas pessoas afirmaram que você precisa ter o BCM atualizado se trocar os rádios. Não acho que seja o caso, pelo menos para os 2016. Li em alguns lugares que um modelo 2015 requer uma atualização do BCM e às vezes tem problemas com os bancos aquecidos que não funcionam. Não posso falar sobre isso, pois meu carro é um 2016. Pelo menos para quem tem um modelo 2016 que deseja fazer a atualização, eu digo para fazê-lo. Eu sugeriria não ir para INFOTAINMENT e pagar US$ 2400 por uma unidade usada que foi "renovada". A maneira como fiz a atualização foi super fácil e as peças eram novas. Meu conselho para quem faz a atualização é não entrar em pânico se as coisas não funcionarem imediatamente, como sem o modo SRT, etc. Apenas seja paciente. Por alguma razão, leva um tempo, e no meu caso, durante a noite, para que todos os módulos do carro "conversem" entre si e se sincronizem.
**Uma coisa a observar, se você tinha uma assinatura Uconnect ativa antes de fazer a troca, não sei se isso será afetado pela substituição do rádio, pois essa é a única coisa que não testei, pois não preciso da assinatura Uconnect. Meu siriusxm funciona bem e o rádio exibe o sinal 4g, então você pode não ter nenhum problema, mas eu queria ter certeza de que mencionei isso.